Espere aí… Asfalto de Plástico 100% reciclável?

A partir do trabalho para uma ONG na Índia, o engenheiro Toby McCartney teve a ideia de utilizar o plástico de lixões e transformá-lo em asfalto.

Juntamente com mais 2 colegas desenvolveram um composto que utiliza 70% plástico e 30% polipropileno na composição do asfalto, o que confere ao novo composto 60% mais resistência, segundo a MacRebur, empresa que fabrica o MR6 (nome dado ao asfalto de plástico).

Fonte: MacRebur

Além de ser mais resistente a buracos e rachaduras, a utilização de plástico na fabricação de asfalto torna o pavimento mais leve, reduzindo o impacto no solo e reduzindo também o valor por quilometro, devido a baixa manutenção. Outra vantagem é que o asfalto de plástico pode ser oco, criando câmaras para passagem de dutos e fiação de rede elétrica.

Sustentabilidade

Os benefícios que o plástico pode trazer com esta nova tecnologia são grandes, tanto na durabilidade, quanto na sustentabilidade. Hoje, a população mundial consome cerca de 300 milhões de toneladas de lixo plástico e utilizar parte deste plástico na fabricação de estradas é uma forma inteligente de reciclar este lixo.

Fonte: MacRebur

Outro ponto positivo é a redução na emissão de poluentes e no uso de combustível fóssil já que o composto substitui parte do betume utilizado, são utilizados cerca de três a dez quilos de plástico em cada tonelada de asfalto, dependendo da estrada.

Desenvolver novas aplicações para o lixo plástico oferece uma percepção positiva para a utilização do plástico, fundamental para a vida moderna.