De vilão a salva-vidas. Um novo olhar para o plástico

De vilão a Salva-vidas

É fato que o plástico tem sofrido ataques e restrições ao seu uso nos últimos anos. Isso porque o descarte errado acaba poluindo o meio ambiente, principalmente, rios e oceanos.

Mas com a pandemia, surge um novo olhar para este material, em especial o plástico de uso único. Já imaginou a sua vida sem o plástico? Sem a bolsa de sangue, sem o cateter, sem o tubo do respirador?.. Enfim, o plástico faz parte de nossas vidas integralmente, e a crise do Covid-19 nos mostrou o quanto ele é importante para vencermos o vírus.

Dentre as soluções para o aproveitamento do plástico é incentivar a economia circular. É uma saída sustentável e vista com bons olhos, pois cria uma oportunidade de negócios também para a cadeia de recicladores.

Outra solução, principalmente para os plásticos de uso único, é transformá-los em fonte energética. Sua eficiência energética é comparada ao do óleo diesel. Segundo divulgação da Plastivida, uma sacolinha tem energia suficiente para manter uma lâmpada de 60 W acesa por 10 minutos.

Ao invés de banir, é preciso avaliar pós pandemia quais políticas deverão ser adotadas para que o plástico saia do meio ambiente e entre num círculo de reaproveitamento. Ele ainda é um recurso barato, renovável em sua maioria e indispensável.

Leia também Economia Circular .

Curta nossas redes sociais e acompanhe nossas atualizações sobre o Plástico.