Para a transformação do plástico, existem vários processos de modelagem, mas os mais utilizados pelas indústrias são: Sopro, Injeção e Extrusão. Cada tipo de moldagem produz peças plásticas com características diferentes e faz o melhor aproveitamento da matéria-prima.
Sopro
A moldagem é feita soprando um tubo de plástico (parison) aquecido contra um molde pré-definido. Produtos derivados deste tipo de moldagem são ocos e de paredes finas. Processo utilizado na fabricação de frascos, bombonas e recipientes de vários tamanhos.
Injeção
A injeção consiste em aquecer o polímero e injetá-lo diretamente no molde com a forma da peça desejada. Após a injeção, a peça moldada é resfriada e retirada do molde.
Este processo é utilizado na produção de peças que precisam ser resistentes, pois permite ajustar a densidade do plástico das peças. Também permite a produção de peças complexas e detalhadas, pois a alta pressão permite que o plástico aquecido desenhe muito bem as pequenas partes do molde. E é um processo mais eficiente e rápido, o que barateia o custo de produção.
Extrusão
Este processo consiste em forçar a passagem dos grânulos de plásticos por um cilindro aquecido composto por uma ou duas roscas infinitas, afim de compactar e misturar o plástico. O plástico misturado é empurrado por uma matriz que o modela em um tubo formando um filme continuo. Então ele é resfriado e enrolado em bobinas.
Este processo produz embalagens com paredes muito finas como sacos e embalagens flexíveis.
Agora que já sabe como transformamos o plástico, conheça mais sobre a Magno. Continue navegando no site.